Como calcular o rendimento dos tecidos
Como calcular o rendimento dos tecidos
Hands of tailor drawing on fabric before sewing

Data

Conhecer o rendimento exato de cada malha impacta diretamente nos custos da sua produção. 

Esse é um controle que precisa ser feito de perto, para evitar desperdícios e também manter as finanças em dia. 

O desperdício na produção é um dos maiores problemas dentro de uma confecção. Afinal, é algo que aumenta os custos, afeta o lucro e causa impacto no planejamento. Por isso, é essencial calcular aproximadamente a quantidade que você irá usar para produzir mais peças, reduzir as operações e maximizar o resultado final. 

Sem esse cálculo você pode passar longos períodos com custos irreais e até deixando de investir no aumento da produção, ou no crescimento da sua empresa.

Confira abaixo as dicas da Quatro K para obter sucesso em suas produções.

Identifique todas as características do tecido que você vai utilizar

O primeiro passo é identificar as características dos tecidos que você vai usar em suas produções. Essas informações interferem também na escolha de outros produtos, como a linha e a agulha para a costura do tecido escolhido. Cada tecido tem uma gramatura, e isso devemos levar em consideração. Normalmente esse número vem na etiqueta do material. Quando ela não vier, você pode calcular fazendo a pesagem de uma amostra que meça um metro quadrado e encontrar a relação.

Faça todos os cálculos que precisar

Todos os cálculos são importantes para você saber exatamente a quantidade de tecido que precisa ser adquirida para a confecção das peças. Confira alguns cálculos relevantes para economizar nas confecções:

Rendimento por m2 do tecido para um metro linear (que considera a largura do tecido): rendimento por m2 / largura do tecido em metros.

Rendimento técnico (área disponível em um quilo de tecido): (1/gramatura) x 1000

Com esses cálculos, você terá mais economia na aquisição da matéria-prima e evitará desperdícios.

Conheça a nossa calculadora

Os cálculos podem ser feitos com melhor precisão se você contar com o auxílio da nossa calculadora. Desenvolvida especialmente para isso, essa solução traz praticidade e otimização para as suas produções. Basta você informar o tipo de malha, o número de gramatura e largura do tecido de seu interesse e a nossa calculadora realiza o cálculo para você.

Você encontra nossa calculadora na Home e está disponível gratuitamente para que você possa realizar quantos cálculos precisar. 

Aproveite o cálculo do rendimento técnico

O rendimento técnico (RT) indica a área disponível em um quilo de tecido (m²/kg). Normalmente, é calculado dessa forma:

RT = (1 / Gramatura) x 1000

Todos os cálculos também são importantes para saber a quantidade exata de tecido que precisa ser adquirida para a confecção das peças que estão programadas em dado período.

Além de garantir que o desperdício seja minimizado, você evita gastar com a compra excessiva de tecido devido a cálculos equivocados. Com isso, terá mais economia para a aquisição de matéria-prima para confecções posteriores e evitará, também, um alto número de sobras.

Outros cálculos importantes

Existem também outros cálculos relevantes para a produção, como por exemplo o custo de mão de obra por peça. Para isso, é preciso listar quantas operações de costuras cada peça irá necessitar. Assim, você saberá quantas máquinas e quantos funcionários serão exigidos para o sucesso desse processo. Esse cálculo é fundamental para a gestão financeira da sua produção. Todas as sobras de tecidos da produção é um desperdício que afeta o custo final da peça e isso faz parte do processo, mas quanto mais planejarmos e calcularmos, esse custo pode ser minimizado.

Crie os mapas de corte

De uma  forma bem simples, o rendimento do tecido consiste em converter o peso (em kg) do tecido para metros. Então, um rolo específico do material será capaz de produzir, no máximo, a quantidade calculada de peças.

No entanto, é preciso considerar que a maioria das peças tem curvas, dobras e outros elementos que não se encaixam perfeitamente. Com isso, sempre há sobras de tecido, o que diminui a capacidade de rendimento.

Para reduzir a quantidade de sobras e de desperdícios, otimizando o aproveitamento do tecido, uma das iniciativas mais utilizadas é a criação de mapas de corte. Eles são soluções com encaixes para um número maior de modelos. Ou seja, em cima de um mesmo tecido, os moldes  são encaixados da melhor maneira para que o resultado seja o mínimo de sobra possível.

Todas as lacunas de um mapa de corte, devem ser preenchidas com peças — iguais ou diferentes — a serem cortadas. Normalmente, para facilitar o entendimento do usuário, o software exibe uma porcentagem de aproveitamento do tecido no mapa de corte.

O uso de mais tecido, dessa forma, só é necessário quando o mapa de corte estiver completamente tomado. O resultado será um impacto positivo no custo final do produto.

Agora que você leu sobre todas as recomendações necessárias para o melhor rendimento de suas produções, você pode gostar de saber também quais os melhores tecidos para a confecção de uniformes profissionais. 

Entre em contato conosco e conheça toda a nossa linha de tecidos para as suas peças, faça um orçamento ou tire suas dúvidas.

leia mais