Confeccionista: Confira as nossas dicas de gestão de produção e estoque
Confeccionista: Confira as nossas dicas de gestão de produção e estoque
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Como anda a gestão da produção e estoque da sua confecção? Ser eficiente nesse tipo de atividade diferencia os negócios que prosperam e os que acabam deixando de existir, com o passar do tempo, no mercado têxtil.

Embora, a princípio, pareça ser uma tarefa complicada e difícil, a verdade é que receber as dicas certas e colocá-las em prática facilitará a vida do seu negócio e o tornará mais lucrativo e sustentável. Neste artigo, apresentamos excelentes dicas sobre como fazer uma gestão eficiente de produção e estoque, além de indicar um caminho para o seu planejamento. Portanto, boa leitura e vamos em frente!

O que é a gestão de produção e estoque?

A gestão da produção e estoque é um dos procedimentos diários mais importantes para atacadistas e confeccionistas manterem competitividade no mercado. 

Esse processo consiste no controle e rastreamento de todo o inventário da empresa, como matérias-primas, insumos, equipamentos, produtos finalizados, entre outros.

Entretanto, esse procedimento vai além, abrangendo outras atividades como as de armazenagem e reposição de itens, organização, administração das demandas dos clientes e das vendas.

Uma gestão eficiente de produção e estoque permite evitar excessos e a falta de produtos, como também possibilita conhecer as reais demandas do negócio e as necessidades de reabastecimento. 

Ou seja, em geral, essa prática visa atingir o equilíbrio entre armazenamento, compras e entregas, exercendo um controle eficiente de entrada e saída.

Quais as principais dicas para os confeccionistas usarem no seu dia a dia?

1 – Crie um planejamento estratégico

Ter um bom planejamento é fundamental para evitar a ocorrência de falhas, prejuízos e quedas de produção, que normalmente acontecem em produções desorganizadas.

Todos os setores da sua confecção precisam estar alinhados, desde a compra de materiais até a entrega dos produtos. Estruture as etapas de produção em um cronograma claro e organizado.

2 – Invista na qualificação das equipes

Dispor de uma equipe qualificada faz toda a diferença. Ao investir em treinamentos para a sua equipe, o seu negócio garante que os colaboradores saibam exatamente como todos os setores funcionam, além de como realizar suas tarefas e usar adequadamente as ferramentas que estão à sua disposição.

Assim, os processos podem ser realizados com mais rapidez e eficiência, otimizando o tempo de trabalho, reduzindo custos e aumentando a produtividade. Logo, será questão de tempo para obter resultados melhores.

3 – Padronize processos

Ter processos bem definidos e mapeados garante que as atividades da sua confecção sejam realizadas com mais agilidade. Dessa maneira, todos os membros da sua equipe saberão o que fazer, como os processos funcionam e devem ser executados.

4 – Escolha materiais de qualidade

Além de ter uma equipe bem treinada, é importante contar com materiais de qualidade para a confecção dos seus uniformes. Neste quesito, estão inclusas as matérias-primas, como tecidos e aviamentos, e o maquinário utilizado. Basta seguir a lógica: com materiais de qualidade, o resultado será sempre melhor.

5 – Utilize a tecnologia a seu favor

Com softwares e maquinários modernos, é possível modernizar a sua produção, otimizando a rotina de trabalho e a produtividade dos colaboradores. Nesse sentido, existem várias ferramentas baseadas em IA e automação que trazem mais agilidade, precisão e produtividade para o seu negócio.

Entretanto, é importante frisar a importância de capacitar e treinar os seus colaboradores para utilizar essas ferramentas. Assim, evitam-se acidentes e a sua empresa terá maior autonomia e controle na realização dos processos internos.

Como garantir a qualidade do seu estoque?

1 – Faça um inventário detalhado

Um inventário é uma ótima ferramenta de identificação e contagem dos itens do seu estoque. Além disso, ele ajuda a identificar divergências e problemas de extravios, roubos ou avarias.

Ao fazer um inventário no final do ano, você tem uma gestão mais eficiente de estoque, sendo possível mensurar o material disponível, evitar a perda de matéria-prima e fazer pedidos mais assertivos. 

Contar com um software de controle de estoque será melhor do que realizar manualmente esse processo. Com ele, será mais fácil mensurar a quantidade de rolos, os tipos de tecidos, as cores, preços, códigos e as metragens dos seus produtos.

2 – Organize seu estoque atual

Organizar o seu estoque atual significa saber o que está parado há mais tempo. Realizar promoções é a melhor opção para movimentar esses produtos. 

Organizar-se implica ter ideia do espaço físico disponível e a quantidade de matéria-prima e mercadorias que cabem nele.

3 – Conte com bons fornecedores

Apesar de já ter comentado isso anteriormente, cabe salientar novamente a importância deste ponto. Ter um fornecedor de confiança ajuda a ter um planejamento eficiente de estoque.

Isso permite que você se programe com meses de antecedência para providenciar as entregas e quantidades certas para os períodos de maior demanda. Caso seja necessário fazer pedidos extras, ele também estará apto para atendê-lo.

Além disso, com um fornecedor fixo, é possível negociar prazos e condições de pagamento mais favoráveis.

4 – Preste atenção nas trocas e devoluções

Atacadistas e confeccionistas precisam se planejar sobre as trocas e devoluções. Seja por defeito ou por erro na hora de escolher a numeração, as trocas podem ocasionar quebras nas grades de tamanhos e alterar os estoques, isso precisa ser observado, até mesmo as perdas.

Em função disso:

  • Estabeleça as condições para as trocas e devoluções;
  • Defina qual colaborador será encarregado por isso;
  • Veja com os seus fornecedores o que pode ser feito com essas peças, visando diminuir seus prejuízos.

Como fazer um bom planejamento?

Realizar um bom planejamento de estoque implica em saber abastecê-lo conforme as suas demandas, atuais e futuras, e monitorar as suas operações, visando evitar desperdícios e produtos “parados”, ou seja, sem vender.

Geralmente, essa atividade é feita com base no histórico de vendas e de mercadorias da sua confecção, ou atacado. Dessa forma, é possível verificar quais produtos vendem menos ou mais, além de determinar quando será necessário reabastecer o estoque.

Porém, além disso, é importante também tomar algumas ações:

  • Entenda os custos de armazenamento do seu estoque;
  • Faça o planejamento de estoque a partir da projeção da sua demanda;
  • Divulgue os produtos que estão parados, realizando promoções ou ações de vendas;
  • Otimize o seu estoque, avaliando o que é necessário comprar ou repor, conforme a constância e sazonalidade dos produtos;
  • Conte com fornecedores confiáveis que atendem às demandas do seu negócio, principalmente nos períodos de alta das vendas.

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Além disso, auxiliamos confeccionistas do setor de uniformes a fazer uma gestão e um controle eficiente das suas produções e estoques.

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