Malha cardada x malha penteada: descubra as diferenças!
Malha cardada x malha penteada: descubra as diferenças!
quatrok-blog-nov-4

Data

Ambas são de 100% algodão e de altíssima qualidade, a diferença está entre o tratamento final da fibra do algodão. O fio cardado, por exemplo, não passa pela penteadeira. Assim, ele fica com as fibras curtas, irregularidades e mais propenso à formação de pillings, as famosas bolinhas, como já falamos aqui. Já no fio penteado, são retiradas as fibras menores e impurezas, fios retorcidos ou duplos, são entrelaçados e, portanto, se tornam mais resistentes.

A malha é uma categoria que possui uma grande variedade de opções, podendo causar confusão na hora de comprar caso não se conheça essas pequenas, porém importantes diferenças, que podem influenciar diretamente no resultado final da sua peça. 

Qual é a melhor malha: cardada ou penteada?

O algodão penteado é desenvolvido por um processo em que as fibras mais curtas são eliminadas, o que torna o tecido mais resistente e macio.

O algodão cardado passa por um processo diferenciado da malha com algodão penteado. Os fios são obtidos através das fibras passadas pela carda. Eles são mais grossos, se comparados com o fio penteado, já que as fibras são mais curtas.

Malha Cardada

Toda malha ao ficar pronta recebe o nome de cardada. Sem passar por nenhum beneficiamento adicional, sua qualidade estará diretamente ligada aos cuidados e controles no processo de fabricação

A malha fio 30/1 Cardada é um tecido de malha 100% algodão que oferece um toque macio e agradável, pois permite a troca de calor sendo mais fresca nos dias quentes. Por possuir fibras mais curtas têm maior propensão a formar pilling (bolinhas no tecido) e neps (defeito na regularidade do fio).

É muito utilizada em camisetas de uniformes, eventos e brindes. Retém mais o suor e é mais fresca em dias quentes.

Malha Penteada

A malha penteada, também tecida inteiramente em fios de algodão, oferece melhor aparência em relação à cardada, maior maciez e conforto.

O algodão penteado é desenvolvido por um processo em que as fibras mais curtas são eliminadas, o que torna o tecido mais resistente e macio.

É o tecido com a melhor qualidade da indústria têxtil e das estamparias, sendo um pouco mais caro, tornando o custo do produto maior, entretanto, entrega diversos benefícios. Por ter uma  espessura 30.1, é considerado extremamente resistente e durável, indicado para lugares e dias mais quente, já que tem: 

  • Alto poder de retenção de suor;
  • Confortável;
  • Toque macio na pele;
  • Bom caimento no corpo;
  • Melhor aparência e modelagem;
  • Melhor aceitação de estampas;
  • Não amassa com facilidade;
  • Durabilidade maior do que os outros tecidos existentes;
  • Melhor acabamento das peças;
  • Não exige grandes cuidados;
  • Não cria bolinhas com facilidade;
  • Seca rápido.

A malha penteada costuma ter um valor um pouco acima dos outros, mas ao analisar sua durabilidade e qualidade, ela  se torna uma das opções de melhor custo-benefício do mercado.

Saiba mais sobre todos os tipos de malha em nosso blog e solicite agora mesmo um orçamento com nossos consultores. 

leia mais