Como preparar o estoque para as vendas de final de ano
Como preparar o estoque para as vendas de final de ano
Estoque de tecidos

Data

O fim do ano é uma época de demandas mais altas, principalmente em função de datas como a Black Friday, o Natal e o Ano-Novo. Por isso, para potencializar suas vendas, produção e preços, atacadistas e confeccionistas precisam fazer um ótimo controle de estoque.

Assim, é possível deixar de:

  • Perder vendas por falta de estoque ou equipe;
  • Pagar mais caro por comprar malhas em cima da hora, ou correr o risco de não encontrá-las na quantidade desejada;
  • Ter problemas de falta ou sobra de estoque;
  • Lidar com clientes insatisfeitos.

Escrevemos este artigo justamente para dar quatro dicas e mostrar a importância de ter um bom controle de estoque. Portanto, dê uma pausa na sua produção para aprender um pouco mais conosco, agora!

A importância de escolher um bom fornecedor 

Antes de fazer um bom controle de estoque, é fundamental para qualquer confecção escolher um bom fornecedor. Dessa forma, o seu negócio contará sempre com matéria-prima de qualidade e terá uma série de vantagens importantes.

A primeira delas é que comprar malhas direto de fábrica garante maior poder de negociação. Isso porque negociar diretamente com um fornecedor fixo ajuda a reduzir custos e aumentar a sua lucratividade, sem perder em qualidade e excelência.

Além disso, há uma comunicação direta para atender suas necessidades de produção, vendas e estoque. Assim, há uma maior rapidez nas entregas. Inclusive, a Quatro K Têxtil, nesse sentido, conta com a maior pronta-entrega do Brasil.

Outro ponto importante, ao escolher um bom fornecedor, é a prestação de um atendimento mais próximo e personalizado

Como resultado, o seu negócio pode aproveitar soluções exclusivas que atendam às suas necessidades, resultantes de um relacionamento de longa data, que se adapta e multiplica suas possibilidades.

Aliás, a Quatro K é uma fábrica de malhas de tecido que oferece condições facilitadas de pagamento, valorizando relacionamentos baseados na confiança e longevidade. Conheça nossas condições e faça seu orçamento! 

Você sabia? Vestuário é um dos itens que mais vende nesta época.

O setor de vestuário é um dos mais movimentados na época que abrange o fim e o começo do ano. Foi isso que apontou uma pesquisa do ICVA – Índice Cielo do Varejo Ampliado, mostrando que 14% das vendas desse ramo ocorrem em dezembro.

Além disso, esse estudo indicou também que 12% do faturamento do varejo advém do setor de vestuário. Quando consideramos os shoppings, esse percentual chega a 36%. 

Em geral, a média do faturamento do ramo de vestuário superou a do próprio setor de varejo. Fora esses dados pré-pandemia, os obtidos após o período pandêmico, indicam um grande crescimento e valorização, ano após ano, desse nicho econômico.

Ao analisar esses números, fica clara a importância para confeccionistas e atacadistas de executar um controle de estoque assertivo e eficiente.

Estoque precisa de planejamento. Confira as nossas 4 dicas

Agora, apresentaremos algumas dicas para trazer mais eficiência para o controle do seu estoque. Veja a seguir:

1 – Faça um inventário detalhado

Um inventário é uma ótima ferramenta de identificação e contagem dos itens do seu estoque. Além disso, ele ajuda a identificar divergências e problemas de extravios, roubos ou avarias.

Ao fazer um inventário no final do ano, você tem uma gestão mais eficiente de estoque, sendo possível mensurar o material disponível, evitar a perda de matéria-prima e fazer pedidos mais assertivos. 

Contar com um software de controle de estoque será melhor do que realizar manualmente esse processo. Com ele, será mais fácil mensurar a quantidade de rolos, os tipos de tecidos, as cores, preços, códigos e as metragens dos seus produtos.

2 – Organize seu estoque atual

Organizar o seu estoque atual significa saber o que está parado há mais tempo. Realizar promoções é a melhor opção para movimentar esses produtos. 

Organizar-se implica em ter ideia do espaço físico disponível e a quantidade de matéria-prima e mercadorias que cabem nele.

3 – Conte com bons fornecedores

Apesar de já ter comentado isso anteriormente, cabe salientar novamente a importância deste ponto. Ter um fornecedor de confiança ajuda a ter um planejamento eficiente de estoque.

Vocês podem se programar com meses de antecedência para providenciar as entregas e quantidades certas para as demandas de fim de ano. Caso seja necessário fazer pedidos extras para dar conta da alta demanda, ele também estará apto para atendê-lo.

Além disso, com um fornecedor fixo, é possível negociar prazos e condições de pagamento mais favoráveis.

4 – Preste atenção nas trocas e devoluções

Atacadistas e confeccionistas precisam abrir o olho e se planejar para o aumento das trocas e devoluções durante e após o fim do ano. Isso é reflexo do Natal e dos presentes que precisaram ser trocados, seja por defeito ou por erro na hora de escolher a numeração.

Em função disso:

  • Estabeleça as condições para as trocas e devoluções;
  • Defina qual a pessoa será a responsável ou encarregada por isso;
  • Veja com os seus fornecedores o que pode ser feito com essas peças, visando diminuir seus prejuízos. 

Abasteça seu estoque com a Quatro K  

Há 36 anos a Quatro K Têxtil é referência nacional no oferecimento de malhas de tecidos de alta qualidade e por auxiliar confeccionistas e atacadistas a fazer uma gestão e um controle eficiente dos seus estoques.

Contamos com a maior pronta-entrega do Brasil, condições facilitadas de pagamento e um suporte personalizado para atender a todas as suas necessidades neste final de ano.

Fale com um dos nossos consultores e confira nosso amplo portfólio de malhas para o seu negócio vender ainda mais neste final de ano!

leia mais