Indústria têxtil 4.0: descubra o que esse setor terá de novo
Indústria têxtil 4.0: descubra o que esse setor terá de novo
Plano de Fundo

Data

A Indústria 4.0 tem afetado todo setor industrial e isso também inclui o setor têxtil, que pode contar cada vez mais com inovações para facilitar o cotidiano das empresas.

Pilares da indústria têxtil 4.0

A indústria têxtil 4.0 prioriza os pilares da tecnologia, vamos conhecer alguns deles?

Integração de sistemas

Em um setor que está em constante evolução para acompanhar as tendências, a integração dos sistemas é a melhor opção para que os processos da indústria têxtil acompanhem as transformações que acontecem no mundo da moda.

Automação e robótica

Deixar a execução de tarefas repetitivas para que as máquinas (robôs) executem já é uma tendência em diversos setores da indústria, inclusive no universo têxtil. Essas automações representam a redução de custos e o ganho de tempo a longo prazo.

Internet das Coisas (IoT)

A internet das coisas se desenvolve mais a cada dia! O seu objetivo é conectar ambientes, objetos físicos, máquinas e computadores de forma que funcionem de forma integrada e compartilhem dados e informações entre si.

Big Data, Cloud Computing e Análise de dados

As pessoas estão online e gerando informação a todo o momento, além disso, dentro das próprias empresas e indústrias diversos dados são gerados diariamente, essas informações são valiosas.

Uma das tendências da indústria 4.0 é segmentar essas informações e analisá-las, pois com isso é possível:

  • melhorar os processos; 
  • entender os anseios e necessidades do cliente;
  • melhorar a tomada de decisão;
  • rastrear gargalos e problemas em processos internos.

Além disso, hoje o número de programas e aplicações que são usados na indústria têxtil aumentou, demandando um alto compartilhamento de dados, tanto o Cloud Computing quanto a tecnologia Big Data são fundamentais para que essa operação inovadora seja possível.

Estrutura Omnichannel

A indústria têxtil, assim como as demais, já vem se adaptando para a estrutura omnichannel. Isso significa que cada vez mais os canais de vendas estarão integrados, principalmente no varejo têxtil.

Hoje já é comum comprar um produto pela internet e recebê-lo na loja, ou recebê-lo em casa e levar para trocar em estabelecimentos físicos. Além disso, diversos atendimentos podem iniciar em um chat do Instagram e terminar por e-mail.

Tanto a prestação de serviços, quanto o modo que o cliente interage com as empresas foi modificado, de forma que ele não precisa ficar se repetindo em atendimentos e consegue comodidade em suas compras.

Tecnologia na indústria têxtil 4.0

Já falamos aqui de dados, automação, internet das coisas e muito mais! Todos esses recursos são usados para criar tecnologias novas e específicas para cada setor do mercado.

Uma inovação no mundo têxtil é o Magic Mirror ou Espelho Mágico, em tradução livre: ele funciona escaneando o corpo humano e a partir disso consegue gerar dados para fabricar roupas sob medida. Ele é ideal para atender uma demanda de clientes que buscam por personalização! 

leia mais