O moletom é uma malha altamente versátil, funcional e que garante estilo com as mais diversas combinações.
A história do moletom ajuda a explicar como ele foi caindo no gosto do público, sendo hoje uma malha bastante utilizada para confecção de vestuário escolar e profissional, sendo utilizado também em peças para ocasiões sociais, esportivas, de lazer ou momentos casuais.
Assim como a calça jeans, o moletom é uma peça coringa, ideal para todo atacadista e confeccionista oferecer e trabalhar. Vamos entender como surgiu essa malha e como ela pode ser utilizada.
Sumário
ToggleSaiba como surgiu o moletom
O moletom foi criado na década de 1920, entretanto, existem outras teorias sobre o seu surgimento. Uma delas diz que ele foi criado em 1925, em uma fábrica de roupas esportivas nos Estados Unidos, chamada Champion.
Há também uma corrente que diz que a peça foi desenvolvida no ano seguinte, em 1926, pela empresa americana Russel Corp.
Outra questão em aberto é sobre qual o objetivo de criar o tecido, que envolvia a elaboração de uma malha macia feita com algodão ou lã.
Alguns profissionais da moda dizem que o moletom foi desenvolvido para proteger atletas de basquete e beisebol do frio, já outros afirmam que a peça foi pensada primeiramente como uniforme para trabalhadores de frigorífico.
Independentemente de qual versão é a mais correta, fato é que o moletom expandiu a sua utilização e foi ganhando popularidade. Veja como isso se deu!
A popularização do moletom
Aos poucos, o moletom foi conquistando cada vez mais adeptos, chegando a ser utilizado por outros grupos sociais.
Na década de 1960, nos Estados Unidos, ele começou a ser usado pelos estudantes universitários que costumavam estampar o nome das universidades em suas blusas ou agasalhos.
Na década seguinte, quem aderiu à peça foi o movimento hip-hop, mas com um acréscimo: o capuz, conhecido nos EUA como hoddie. Símbolo dessa tribo, a moda se espalhou na década de 1980 para os rappers, skatistas e surfistas.
Mas o que realmente mostrou o moletom para o mundo foi o filme “Flashdance”, de 1983. Na produção, a protagonista aparece usando uma blusa de moletom cinza, o que foi suficiente para tornar a peça um sucesso.
O moletom como moda
O gosto pelo moletom chegou também à moda, inserindo essa peça que alia conforto, versatilidade e proteção do frio nesse universo.
Foi a estilista Coco Chanel, por exemplo, que começou a utilizar o tecido na confecção de suas roupas esportivas, inspiradas na década de 1920.
Algum tempo depois, outros estilistas e grifes renomadas levaram o moletom para as passarelas. A São Paulo Fashion Week de 2009, por exemplo, apresentou coleções inteiras desse tecido. A transição das passarelas para as ruas de todo o mundo foi, portanto, apenas uma consequência.
Assim, o moletom se tornou uma peça democrática, popular em todos os grupos, faixas etárias, classes sociais e gêneros. A sua versatilidade permite as mais diferentes aplicações (como sublimação, bordado e silk screen), estampas, modelagens tradicionais e ousadas, presença de capuz, bolsos, entre outros detalhes.
Os diferentes modelos possíveis
O moletom tem, basicamente, três tipos de modelagens e variações entre elas: blusa canguru, casaco com zíper e blusa com gola careca. Confira os detalhes de cada uma e como você pode explorá-las na sua confecção!
Blusa canguru
Moletom tradicional, ele tem esse nome devido ao bolso grande na frente, com duas entradas para as mãos. Ele pode ou não ter capuz, e faz um ótimo look com calça jeans e bermudas, para um estilo mais despojado de uniforme escolar, por exemplo.
Casaco com zíper
Modelo com zíper que pode ser usado fechado ou aberto, mostrando a camisa ou camiseta por baixo. Peças lisas, com pouca estampa e bolsos discretos ganham versatilidade. Combinam com calça de sarja, sendo ideal para usar como uniforme profissional.
Blusa com gola careca
Mais versátil dos tipos de moletom, não tem capuz, bolsos e geralmente são lisos ou com poucas estampa, lembrando até um suéter. Pode ser usado com praticamente tudo, inclusive com calça social.
Conheça as malhas de Moletom da Quatro K
Agora que você já sabe mais sobre a malha moletom, apresentamos a você o Moletom 2 cabos PA e o Moletom 2 cabos PA mescla da Quatro K.
A Quatro K desenvolveu essas duas linhas de moletom pensando em todos os benefícios que ele pode oferecer, criando um produto macio, confortável, encorpado, com alta durabilidade, bom caimento e versátil, estando voltado a diversas utilidades.
Desenvolvido com a composição de 50% poliéster e 50% algodão, o Moletom 2 cabos PA pode ser feito com uma variedade de opções de cores, enquanto o PA mescla somente será na cor mescla.
Por dentro, eles são uma malha felpada, possuindo aqueles pelinhos que aquecem a parte interna, proporcionando conforto térmico nos dias mais frios, sendo indicado para a confecção de peças de vestuário de inverno escolar e profissional, como agasalhos, calças e uniformes.
No canal da Quatro K, publicamos um vídeo em que explicamos as diferenças entre essas malhas e como escolher a melhor para a sua confecção! Para conferi-lo, acesse este link.
Em busca de malhas de qualidade? Fale com a Quatro K.
Se você está procurando malhas de alta qualidade, procure a Quatro K. Estamos há 36 anos produzindo tecidos para atacadistas e confeccionistas em todo o Brasil.
Seguimos altos padrões de qualidade e sustentabilidade, dispondo das melhores malhas de moletom para a confecção de peças para uniformes escolares, profissionais e esportivos.
Comprar malhas direto da fábrica agregará ainda mais qualidade para os seus produtos e competitividade de mercado.
Confira a qualidade das nossas malhas de moletom para seus uniformes. Temos as melhores opções para o seu negócio vender ainda mais neste inverno!