O algodão é uma das matérias primas mais utilizadas quando estamos falando da confecção de tecidos e malhas. Ele está presente no nosso dia a dia em diversas peças como roupas, lençóis e etc.
Sumário
ToggleVamos descobrir agora 5 curiosidades que você não sabia sobre as malhas de algodão!
- É Natural
Essa fibra, responsável por fazer peças de malha em algodão, é uma planta, isso mesmo! Ela se desenvolve em volta das sementes de várias espécies de plantas, chamadas Gossypium.
O plantio de algodão é muito comum em três continentes: África, Ásia e América. Sendo que atualmente o país com a maior produção de algodão é a Índia, em seguida temos os Estados Unidos, como maior exportador mundial da matéria-prima.
- É versátil
A planta é matéria prima para vários tipos de tecidos e malhas de algodão, ela também dá origem ao jeans, moletons, cetins e muitos outros tipos de tecidos, devido a sua versatilidade. Além disso, também é usada para malhas mescladas com outros tipos de fios artificiais ou sintéticos como o poliéster.
- É colorido
Quando falamos em algodão, automaticamente pensamos naquela fibra branca e macia. Mas, a tonalidade do algodão pode variar de acordo com a região de plantio e as cores são inúmeras, como:
- marrom;
- bege;
- caqui;
- vermelho;
- cinza;
- verde;
- roxo;
- azul.
- É sustentável
Uma das grandes discussões no mundo da moda é como tornar as produções mais sustentáveis e o algodão é uma fibra que colabora com esse objetivo.
É uma matéria prima natural, biodegradável, que é decomposta rapidamente no meio ambiente, levando cerca de 3 meses. Ela é amiga do meio ambiente e as malhas de algodão são a escolha perfeita para confecções que desejam trabalhar de forma sustentável.
Lembrando também que ele também pode ser reciclado ou recuperado!
- Tem história
Aquela malha de algodão estampada que você tem aí na sua casa tem muita história! A fibra é uma das plantas mais antigas do mundo, ela já era usada cerca de 4.500 anos antes de Cristo. A Índia, Egito, Sudão e Arábia eram as maiores regiões de cultivo nessa época.
Além disso, registros mostram que o Império Inca, no Peru, também cultivava o algodão.
No Brasil, antes do descobrimento, os índios já cultivavam o algodão, inclusive produziam fios e tecidos para fazer redes e cobertores. A planta também era usada na alimentação e na cura de feridas. Após a chegada dos portugueses, a matéria prima passou a ser explorada de outras formas.
Agora você já sabe tudo sobre o uso do algodão, conhece sua versatilidade e ainda descobriu como ele é antigo! Se estiver procurando malhas de algodão com a qualidade que você precisa, clique aqui e conheça as malhas 4K.