Indústria têxtil no Brasil: os principais pontos sobre o mercado
Indústria têxtil no Brasil: os principais pontos sobre o mercado
[thumb] 780x345

Data

A indústria têxtil no Brasil é um dos setores mais competitivos da nossa economia. Por isso, é fundamental que todo confeccionista e atacadista esteja por dentro dos números e aspectos desse ramo.

Tomar conhecimento dessas informações é um grande diferencial para tomar decisões sobre novos investimentos, se preparar para crises e promover uma gestão sustentável e focada em resultados. 

Escrevemos este artigo para apresentar dados e dicas importantes do setor têxtil para o seu atacado, ou confecção, escalar ainda mais as suas vendas. Vamos lá!

Um panorama do mercado têxtil, em números 

Sabe qual é a melhor maneira de ter um panorama do setor têxtil? Analisando os números mais recentes desse nicho. Ao observá-los, é possível prever se essa fatia de mercado irá crescer, retroceder ou estabilizar.

Portanto, trouxemos algumas estatísticas interessantes sobre a indústria têxtil no Brasil. Acompanhe a seguir e tire suas próprias conclusões:

  • Os ramos têxtil e de confecção estão entre os mais expressivos do país, tendo um faturamento de R$ 193,6 bilhões em 2022.
  • Segundo dados da IEMI (Inteligência de Mercado), a projeção de um crescimento para a indústria têxtil, em relação a 2023, será de 3,8%. Já a produção de roupas, que teve uma queda de 5% na produção de peças em 2023, deve crescer 3,2% em 2024.
  • Conforme os dados do Ministério da Economia, em 2021 as exportações da indústria têxtil no Brasil bateram US$ 1,14 bilhões (dólares);
  • Segundo a IEMI 2021, o setor têxtil emprega diretamente 1,36 milhão de profissionais. Entretanto, esse número pode chegar a 8 milhões, contando os empregos diretos e indiretos.
  • A indústria têxtil e de confecção no Brasil são o segundo setor que mais emprega no país, perdendo apenas para o de alimentos e bebidas.
  • O Brasil está entre os 4 primeiros produtores de malhas do mundo.   
  • Somente em 2022, foram produzidas 189 milhões de peças, entre calças, camisas, blusas, conjuntos, aventais, jalecos, jaquetas, macacões, vestidos, sem contar os uniformes militares.
  • Neste ano, uma forte tendência na indústria têxtil será a inovação e utilização de materiais focados na sustentabilidade e tecnologia
  • Outra tendência para 2024 é o aumento pela procura de camisetas modelo Oversized – streetwear; 
  • Já para a fabricação de uniformes profissionais em 2024, veremos uma utilização maior de materiais e tecidos de baixo impacto ambiental, como o algodão orgânico e poliéster reciclado; a adoção de uma moda menos formal e mais casual (camisas polo, camisetas, calças de tecido, jaquetas); e a personalização crescente, para destacar e expressar uma identidade única.

Os números provam que o mercado têxtil não para de crescer, e as previsões são ainda mais otimistas para 2024. Seja para fábricas de uniformes ou confeccionistas, o cenário é propício para novos investimentos e aumento nas vendas.

Dicas para uma boa gestão de estoque 

A melhor maneira de manter um funcionamento eficiente e produtivo do seu atacado, ou confecção, é realizando uma boa gestão de estoque. Assim, é possível controlar os produtos e matérias-primas que entram e saem, quais estão sobrando e o que precisa ser reposto.

Gerir seu estoque com eficiência significa também mais dinheiro em caixa, já que evita que ocorram desperdícios e alguns produtos sejam esquecidos, além de promover um fluxo consistente e atualizado de mercadorias para serem vendidas no mercado têxtil.

Confira, a seguir, 5 dicas importantes para confeccionistas e atacadistas realizarem uma boa gestão de estoque e acompanharem o ritmo da indústria têxtil no Brasil:

  1. Crie uma rotina de inventários: mantenha uma rotina de documentar tudo o que está em estoque, registrar as entradas e saídas e as datas dessas movimentações.
  2. Defina o melhor modelo de reposição de estoque: opte pela reposição contínua (quando os pedidos são feitos no momento em que o estoque precisa ser reposto) ou periódica (quando ela é feita por agendamentos periódicos pela empresa).
  3. Defina processos e rotinas: quando bem definidos previnem falhas e problemas e protegem a sua operação de eventuais esquecimentos.
  4. Estabeleça uma previsão de pedidos: identifique padrões e planeje a compra de cada produto. Assim, é possível ser mais assertivo nas novas aquisições para quantidades ideais, sem que ocorra falta de material ou gere custos excessivos com armazenamento de mercadorias.
  5. Escolha os melhores fornecedores: procure trabalhar com fornecedores confiáveis, que ofereçam produtos de qualidade e cumpram os seus prazos, como a Quatro K Têxtil, que se destaca entre as fábricas de uniformes no Brasil.

A importância de escolher um bom fornecedor

Anteriormente, destacamos a importância de escolher um bom fornecedor para o seu negócio. Além de favorecer a gestão do seu estoque, isso garante que você tenha à disposição as melhores matérias-primas para os seus produtos e economize tempo, permitindo que você lide com questões estratégicas, de marketing em sua confecção ou atacado.

Sobretudo, contar com um ótimo fornecedor ajuda em momentos inesperados, como atender pedidos e clientes de última hora, por exemplo. Construir uma relação de confiança com um bom fornecedor garante condições facilitadas de pagamento, rapidez na entrega e a prestação de um serviço personalizado que realmente atenda às suas necessidades.

Portanto, ser criterioso na hora de escolher o fornecedor das suas malhas é a chave para aumentar a sua produtividade, imprimir um bom ritmo de vendas e ter uma gestão de estoque sustentável e eficiente.

Quatro K, o maior fornecedor de malhas do Brasil

A Quatro K é referência há 36 anos na indústria têxtil no Brasil, agregando mais competitividade e qualidade para confeccionistas e atacadistas de todo o país, prezando sempre pela excelência e a sustentabilidade nos nossos processos.

Somos uma fábrica de tecidos que dispõe de um amplo portfólio com as melhores opções de malhas, de diferentes gramaturas e composições, para diversificar o seu catálogo de produtos e otimizar as suas possibilidades, seja no nicho de uniformes ou qualquer outro do setor têxtil.

Aproveite a maior pronta-entrega do Brasil e faça sua coleção vender ainda mais. Fale hoje mesmo com um dos nossos consultores!

leia mais