Quais roupas confeccionar com tecido sintético?
Quais roupas confeccionar com tecido sintético?
Design sem nome - 2024-05-27T111525.138

Data

Os tecidos sintéticos são conhecidos por sua versatilidade para a confecção de diferentes peças de vestuário. As possibilidades de uso são muitas, sendo comum surgirem dúvidas para os confeccionistas e atacadistas sobre quais as melhores roupas para desenvolver com essa malha.

Antes de “colocar a mão na massa”, é importante conhecer melhor esse tipo de malha e sua usabilidade. Por isso, escrevemos este artigo para aprofundar os seus conhecimentos sobre os tecidos sintéticos e quais as roupas mais indicadas para levá-lo em sua composição.

Portanto, reserve um tempo para esta leitura e bons aprendizados! Temos certeza de que serão conhecimentos preciosos para o seu negócio.


O que é tecido sintético?

Produzidos com fibras não naturais utilizando produtos derivados do petróleo (indústria petroquímica), os tecidos sintéticos mais conhecidos são o poliéster e a poliamida. 

A demanda por esse tipo de malha no mercado têxtil é alta, devido às suas vantagens para confecções e atacados. Por isso, esse tecido é bastante utilizado para criar coleções em diferentes estações do ano.

Entre as principais vantagens, podemos citar:

  • Alta resistência e durabilidade;
  • Versatilidade para a produção de peças;
  • As cores do tecido e das estampas permanecem vivas e brilhantes por mais tempo;
  • Secam rápido e não amassam;
  • Bom caimento;
  • Excelente custo-benefício, sendo mais baratas do que as fibras naturais;
  • Aceitam processos de estamparia personalizados, como bordados, sublimação e silk-screen.


Em termos de comparação, confira a seguir, as diferenças entre as fibras artificiais, naturais e sintéticas:

  • Fibras artificiais: são produzidas pelo homem, mas possuem em sua composição algum elemento natural. Por exemplo, a viscose e acetato.
  • Fibras sintéticas: são criadas com matéria-prima petro-química, e resultam em tecidos tais como o poliéster e a poliamida.
  • Fibras naturais: são retiradas da natureza e classificadas como natural, vegetal ou mineral. São exemplos a seda e o algodão.


Quais são os tipos de tecidos sintéticos?

Após entender o que é e quais são as suas vantagens, é fundamental saber quais são os principais tipos de tecidos sintéticos. Portanto, mostraremos a seguir cada um deles.


Poliéster

Quando falamos em tecidos sintéticos, o poliéster é certamente o mais lembrado e utilizado pelos confeccionistas. Isso se deve ao baixo custo, à durabilidade e ser a malha ideal para processos de estamparia, como a sublimação.

Um dos aspectos mais notórios do poliéster são suas múltiplas possibilidades para compor tecidos mistos. Você pode combiná-lo com outras fibras sintéticas, como a viscose ou a poliamida, ou fibras naturais, como o algodão.

Com o poliéster, é possível confeccionar vestuários fáceis de secar, lavar e cuidar. Além disso, ele confere à peça um toque mais rústico, ideal para a criação de modelos mais requintados.


Poliamida

A poliamida é considerada, por atacadistas e confeccionistas, a fibra sintética mais nobre. Macia e “geladinha”, esse tecido sintético é ideal para moda fitness e os dias mais quentes, já que apresenta uma boa absorção de suor, respirabilidade e adere bem ao corpo.

Além disso, a poliamida tem um toque mais suave, sedoso e macio, tornando-a perfeita para peças de vestuário mais leves e confortáveis, sendo mais “elástica” do que o poliéster.

Aliás, assim como o poliéster, a poliamida é ideal para compor tecidos mistos com fibras naturais, como o algodão e linho.

Que tipo de roupa são os mais indicados para confecção com tecidos de Malha Fina?

Em geral, os tecidos sintéticos são ideais para a confecção de camisetas promocionais, uniformes escolares e profissionais e moda infantil.

Entretanto, podemos afirmar que a finalidade e o público-alvo podem facilmente apontar qual o melhor tecido sintético para a sua coleção. Independente da sua escolha, uma coisa é certa: optar pelos tecidos sintéticos agrega mais qualidade para as suas roupas.


Quatro K o melhor fornecedor de tecidos sintéticos

Quer agregar mais qualidade e competitividade para os produtos da sua confecção ou atacado? Conte com a Quatro K e os melhores tecidos sintéticos para as suas coleções! Estamos há 37 anos sendo líder no mercado têxtil, sendo referência em excelência e sustentabilidade.

Convidamos o seu negócio a conhecer o nosso amplo portfólio de tecidos sintéticos, com as melhores opções de malhas de poliéster e poliamida, com diferentes cores, composições e gramaturas.

Estamos preparados para atender às necessidades do seu negócio e ampliar o seu catálogo de produtos e suas possibilidades, seguindo as principais tendências da moda!

Fale com um dos nossos consultores, solicite um orçamento e aproveite a maior pronta-entrega do Brasil para o seu negócio vender ainda mais!

leia mais