O tecido sintético é uma malha que chama a atenção por sua durabilidade, custo-benefício e variedade de opções, sendo bastante utilizado por atacadistas e por confeccionistas em suas coleções.
Porém, para aproveitar melhor esse tipo de tecido no seu negócio, é fundamental compreender sua composição, os principais tipos e os benefícios oferecidos por ele.
Continue esta leitura e encontre respostas para esses e outros pontos importantes sobre o tecido sintético. Temos certeza de que este artigo lhe ajudará a esclarecer muitas dúvidas. Portanto, vamos lá!
Sumário
ToggleTecido sintético: o que é?
O tecido sintético é produzido a partir de fibras não naturais por meio da utilização de produtos da indústria petroquímica (com exceção da viscose), como o poliéster e a poliamida.
Conhecido por sua resistência, esse tecido consegue reter calor e apresenta uma durabilidade maior de uso contínuo do que as fibras naturais.
Além disso, as malhas sintéticas aceitam bordados, silk-screen e sublimação. São ideais para a confecção de uniformes escolares ou profissionais, camisetas promocionais, moda infantil e roupas de inverno.
Qual é a diferença entre tecido natural e sintético?
Para entender a diferença entre os tecidos naturais e os sintéticos é necessário que confeccionistas e atacadistas se atentem a dois pontos: a matéria-prima da fibra e o seu uso.
Os tecidos naturais derivam de fibras naturais, como a lã e o algodão. Portanto, são materiais mais delicados, macios e sustentáveis, sendo considerados tecidos mais caros e nobres.
Em contrapartida, os tecidos sintéticos resultam de matérias-primas derivadas do petróleo, como o plástico, poliéster e poliamida. Logo, são materiais mais brilhantes, que tendem à não amassar e secam com mais facilidade.
Em relação ao uso, há diferenças e similaridades entre os dois tipos de tecidos. Por exemplo, ambos são utilizados para a confecção de uniformes, porém as malhas ou tecidos naturais são mais utilizadas para roupas de verão. Já as sintéticas, no vestuário de inverno.
Quais são os tecidos sintéticos mais utilizados?
Existe uma grande variedade de tecidos sintéticos produzidos e utilizados por atacadistas e confeccionistas. Porém, apresentaremos a seguir apenas alguns dos tipos fabricados pela Quatro K têxtil:
Poliéster
O tecido sintético mais utilizado por atacadistas e confeccionistas é o poliéster, por apresentar alta durabilidade e baixo custo.
Ele apresenta um toque mais rústico, menos macio que a poliamida, e é uma malha fácil de lavar, secar e cuidar. Além disso, não amarrota com facilidade.
O poliéster também é utilizado para compor tecidos mistos, sendo combinado com malhas naturais (como o algodão) ou sintéticas (como a poliamida). Entretanto pode ser usado na forma pura, para a criação de peças mais finas.
Poliamida
Considerada a mais nobre das fibras sintéticas, a poliamida é macia, apresenta um toque frio, suave e sedoso, possuindo mais elasticidade que o poliéster.
Além disso, ela é uma malha mais “geladinha”, aderindo melhor ao corpo, e possui excelente absorção de suor e respirabilidade, sendo ideal para a moda fitness e os dias mais quentes.
Leves, práticas e confortáveis, as malhas de poliamida também são utilizadas em tecidos mistos e em adição a fibras naturais, como o algodão.
Malha de viscose
Resultante da extração de celulose, submetida a diferentes processos químicos a malha de viscose divide opiniões: para alguns ela é um tecido sintético, já outros a consideram semissintética.
A poliamida é um tecido fresco, com uma textura leve e macia, apresentando qualidades que lembram as fibras naturais, como o algodão e a seda.
Além disso, por proporcionarem conforto térmico e um bom caimento, as malhas de viscose são ótimas para confeccionar roupas de coleções de verão.
Vantagens do tecido sintético
Os benefícios do tecido sintético são os mais variados para as confecções e o atacado. Por isso, é importante conhecer alguns deles para entender como eles agregarão mais qualidade para a sua coleção. Conheça-os a seguir:
- Excelente caimento;
- Não amassam;
- Cores mais vivas e brilhantes;
- Secagem rápida;
- Não desbotam (cores vivas por mais tempo);
- Resistentes;
- Pouco encolhimento;
- Alta durabilidade e resistência.
- Ótimo custo-benefício.
- São resistentes e duráveis.
- Versatilidade.
Compre tecido sintético com a Quatro K
Há 36 anos, a Quatro K Têxtil é referência no mercado têxtil na fabricação de tecidos sintéticos para confeccionistas e atacadistas, agregando mais competitividade e alta qualidade aos seus produtos.
Somos sinônimo de excelência e sustentabilidade, com um amplo portfólio com as melhores opções de malhas sintéticas de poliéster, poliamida, viscose, PA e PV, com diferentes gramaturas e composições.
Vamos diversificar o seu catálogo de produtos e ampliar as suas possibilidades conforme as principais tendências globais e mercadológicas da moda?
Fale com um dos nossos consultores, solicite um orçamento e aproveite a maior pronta-entrega do Brasil para o seu negócio vender ainda mais!